História da cidade de Porto Acre

Brasão da cidade de Porto AcreNesta página, você portoacrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Ocupado por migrantes nordestinos no século XIX e tendo como atrativo a extração da borracha, o município de Porto Acre apresenta-se no contexto histórico do estado como marco na luta pela independência de seu povo. Fundada em 3 de janeiro de 1899 pelo Ministro Plenipotenciário José Paravicini, sob a égide do Presidente da República da Bolívia, com o nome de Puerto Alonso. Com a expulsão dos bolivianos e a proclamação, por Galvez, da República do Acre, passa a ser sede do governo e denominar-se Porto Acre. Com a deposição e prisão de Galvez por ordem do Presidente do Brasil, Campos Sales, retornam os bolivianos e a cidade volta a ser Puerto Alonso. Em 24 de janeiro de 1903, com a rendição das tropas bolivianas, após uma sucessão de vitórias acreanas, Plácido de Castro ocupa definitivamente o povoado que passa a denominar-se Cidade do Acre, depois Porto Acre.

Prefeitura Municipal http://pmportoacre.com.br