História da cidade de Campo Alegre

Brasão da cidade de Campo AlegreNesta página, você campo-alegrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Segundo dados históricos, em fins do século XVIII, o cacique de uma tribo açona, habitante da região de Porto Real do Colégio, raptou Ana Margarida de Barros, filha de rico proprietário português, que atravessou o rio São Francisco fugindo da seca que assolava Sergipe. Ana Margarida e o cacique passaram a residir em Salomé (hoje Sebastião) tendo, mais tarde, se casado em Penedo. Dessa união, nasceu Antônio de Barros que, alguns anos depois, chegou ao local onde hoje se ergue a sede do município de Campo Alegre. No lugar chamado Mosquito de Cima, próximo ao engenho Mosquito, situado em Mosquito de Baixo, comprou pequeno rancho de sapé e cabeças de gado. O fato é considerado como primeiro passo para a colonização. Segundo documentos encontrados, já em 1870, falava-se do distrito de Mosquito, pertencendo a São Miguel dos Campos. O Cartório do Registro Civil data de 1908. Uns missionários que passaram pelo lugarejo deixaram aí uma imagem de Bom Jesus dos Aflitos, Padroeira da Cidade. A denominação foi mudada pelo Padre Júlio de Albuquerque que, escrevendo a um amigo afirmou: ?Isto aqui é Campo Alegre?, pelo fato do povoado ter sido edificado em um Chapadão de onde se vislumbrava belo panorama.

Alagoas (AL). Associação dos Municípios Alagoanos. 2016. Disponível em: http://www.ama.al.org.br/municipio/campo-alegre/. Acesso em: jul. 2016.