História da cidade de Amaturá

Brasão da cidade de AmaturáNesta página, você amaturaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Amaturá Amazonas - AM Histórico As origens do Município de Amaturá se prendem às de São Paulo de Olivença que remontam à Missão de São Paulo Apóstolo. Foi fundada pelos jesuítas que catequizavam os índios da bacia do Rio Solimões, em fins de séc XVII. Gentílico: amaturaense Formação Administrativa Passadas as disputas entre espanhóis e portugueses para o domínio da região com a vitória destes últimos, a antiga Missão de São Paulo Apóstolo, depois Aldeia de São Paulo dos Cambebas, vem a ser sede de município, desmembrado de Tefé e com a denominação de São Paulo de Olivença. O território deste experimenta vários desmembramentos dando origem aos municípios autônomos de Benjamin Constant e Santo Antônio do Içá. Em 1968 é enquadrado como área de segurança nacional. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12 o seu distrito de Amaturá é desmembrado, passando a constituir, junto com território adjacente desmembrado de Fonte Boa, o município autônomo de Amaturá.

IBGE