História da cidade de Itacoatiara

Brasão da cidade de ItacoatiaraNesta página, você itacoatiarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Na foz do rio Muturá, afluente do rio Madeira, Ferreira João Sampaio fundou, nos meados do século XVIII, o primeiro núcleo de povoamento organizado em território do atual município de Itacoatiara. Os índios Muras, todavia, não permitiram o desenvolvimento da aldeia recém-fundada, atacando-a várias vezes e forçando a retirada de seus habitantes para o rio Canumã, onde estes se instalaram. Porém, mesmo ali, esses índios vão ao seu encalço obrigando-os a nova retirada, dessa vez para o rio Abacaxis. O topônimo Itacoatiara, na língua Tupi-Guarani, significa pedra pintada. Foi dada essa denominação ao local, em conseqüência da existência de inscrições gravadas em algumas pedras no rio defronte à atual cidade.

Biblioteca Virtual do Amazonas. 2012. Disponível em: www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios. Acesso em: abr. 2012.