História da cidade de Nova Olinda do Norte

Brasão da cidade de Nova Olinda do NorteNesta página, você olindense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O nome Nova Olinda do Norte originou-se de Olinda, denominação da propriedade de Fulgêncio Rodrigues Magno, e da expressão do Norte, acrescentada pelo governador do Amazonas na época, Plínio Ramos Coelho, ao criar o município. Habitavam primitivamente na região os índios Turás, Muras, Mundurucus e outros. A historia de Nova Olinda do Norte está estreitamente ligada à exploração do petróleo do Amazonas e ficou conhecida como a Cidade do Petróleo. Outras cinco perfurações foram efetuadas nas proximidades do poço pioneiro, nos dois anos que se seguiram a essa data histórica (13 de maio de 1955), porém a euforia teve curta duração, porque a Petrobras, acatando argumento do famoso Relatório Link, alegou que o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial e determinou o fechamento dos poços.

Biblioteca Virtual do Amazonas. 2012. Disponível em: www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios. Acesso em: abr. 2012.