História da cidade de Araci

Brasão da cidade de AraciNesta página, você araciense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O município originou-se em 1845, na fazenda do capitão José Ferreira de Carvalho, com a denominação de raso, iniciando-se o povoamento em torno da capela ali construída. Com a afluência de moradores, desenvolveram-se as atividades agropecuárias e comerciais. Criado o distrito, recebeu a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Raso. Em 1890, foi mudado o nome para Vila do Raso e, em 1904, para Araci. Perdeu a autonomia administrativa, em 1931, só restaurada em 1959. O topônimo, originário dos vocábulos tupis ?ara? (dia) e ?cy? (mãe), significa 'a mãe do dia'.

Araci (BA). Prefeitura. 2009. Ofício encaminhado ao IBGE contendo o histórico do município.