História da cidade de Castro Alves

Brasão da cidade de Castro AlvesNesta página, você castro-alvense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A região era habitada pelos índios sabujás e cariris, descendentes dos tupinambás. No início do século XVIII, o donatário João Evangelista de Castro Tanajura incumbiu o capitão-mor Antônio Brandão Pereira Marinho Falcão de iniciar a colonização em terras desmembradas da sesmaria de Aporã. Antônio Brandão estabeleceu-se próximo à nascente do rio Jaguaribe e à estrada das boiadas, por onde passavam os rebanhos vindos de Minas Gerais e da Bahia. Instalou a Fazenda Curralinho, pouso obrigatório dos tropeiros em busca das minas do Rio de Contas. Depois surgiu o povoado, inicialmente com o mesmo nome da fazenda. Em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, o município teve seu o nome mudado para Castro Alves.

Castro Alves (BA). Prefeitura. [2017].