História da cidade de Catu

Brasão da cidade de CatuNesta página, você catuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Quando Cabral, com sua caravana, aportava às terras do Brasil, trazendo consigo as luzes da civilização cristã, prenúncio de uma nova era para a nossa pátria, viviam no território onde hoje está situado o município de Catu os bravos e aguerridos índios patachós e tupiniquins, que mais tarde emigraram para os sertões, fugindo da penetração dos colonos portugueses. A área onde foi edificada a cidade de Catu integrava as terras das sesmarias do conde da Ponte, para onde afluiu grande número de colonos. Experimentou a povoação, em 1872, um surto de progresso com a chegada de mais colonos procedentes de outras localidades do Recôncavo, que para ali se transferiram com suas famílias, concorrendo com o seu trabalho para a evolução da comunidade.

Catu (BA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 20 p. 154-159. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_20.pdf. Acesso em: ago. 2015.