História da cidade de Igrapiúna

Brasão da cidade de IgrapiúnaNesta página, você igrapiunense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Igrapiúna surgiu de uma aldeia indígena chamada Igarapé-Una, nome tupi-guarani que significa pequeno rio de águas escuras. A partir do início do século XVIII, os portugueses foram atraídos para o local e iniciaram o cultivo de mandioca, arroz e cana de açúcar, datando desta época o princípio da construção da igreja de Nossa Senhora das Dores, padroeira da localidade. O primeiro pedido de emancipação do município ocorreu em 1962, sendo negado. Em 1980, nova solicitação foi encaminhada baseada na expansão do cultivo de seringueira na região. Com a aprovação do projeto de lei em 1998 e o posicionamento favorável de 80% da população em plebiscito, o distrito foi desmembrado de Camamu e elevado a condição de município.

Igrapiúna (BA). Prefeitura. [2017].