História da cidade de Itabuna

Brasão da cidade de ItabunaNesta página, você itabunense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoamento começou quando a região servia como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em 1857, em meio à mata que então era desbravada. O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o 'pau da taboca', ou seja, da roça que se abria. O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais 'Félix Sevirino de Oliveira, depois conhecido como Félix Sevirino do Amor Divino' e José Firmino Alves. Félix fundou na entrada de Itabuna a Fazenda Marimbeta. Eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis - SE, e a eles se atribui a fundação cidade.

Itabuna (BA). Prefeitura. 2013. Disponível em: http://prefeituradeitabuna.com.br. Acesso em: jul. 2013.