História da cidade de Miguel Calmon

Brasão da cidade de Miguel CalmonNesta página, você calmonense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Foi Miguel Calmon, até princípios do século XIX, uma simples fazenda denominada 'Canabrava', de propriedade da condessa Maria Saldanha Oliveira e Souza Constança, esposa de João Saldanha da Gama de Melo Torres de Brito, o Conde da Ponte. O seu primeiro dono foi o mestre-de-campo e desbravador de terras, sogro do já mencionado Conde da Ponte. A fazenda Canabrava foi adquirida mediante compra pelo Sr. João Correia de Miranda, em data de 2 de julho de 1810. Por volta de 1812, chegaram os primeiros povoadores procedentes de Jacobina: as famílias de Valois Coutinho, de origem francesa, e de Marcelino Miranda. Essas famílias, aproveitando a boa qualidade das terras, começaram então a cultivá-las com plantações de milho, feijão, mandioca, café e, posteriormente, com cana-de-açúcar. Também por ser região propícia à criação de gado, grandes pastagens foram aí iniciadas. Em 1885, já era bem desenvolvida a feira local, onde se fazia o comércio de gado e de produtos outros. A fazenda transformou-se em florescente povoado. O arraial de Canabrava pertencia ao município de Jacobina. Foi elevado a distrito de paz pelo Decreto datado de 7 de janeiro de 1897.

MIGUEL CALMON (BA). In: Enciclopédia dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 21. p. 40-43. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_21.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.