História da cidade de Paramirim

Brasão da cidade de ParamirimNesta página, você paramirinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A primeira entrada no território deu-se em conseqüência da colonização e exploração das minas do rio de Contas, no município do mesmo nome, quando brasileiros e portugueses, seguindo as margens do rio Brumado alcançaram as minas de ouro do Morro do Fogo, nas proximidades do Vale do Paramirim, onde hoje está localizada a cidade deste nome. Com a compra de terras ao Conde da Ponte, começa o ajuntamento humano que deu início à povoação denominada Arraial de Morro do Fogo, que seria mais tarde a cidade de Paramirim. O topônimo Paramirim é de origem tupi-guarani e significa o rio ou mar pequeno.