História da cidade de Quijingue

Brasão da cidade de QuijingueNesta página, você quijinguense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Na Fazenda Onça, de propriedade dos Sr. Gregório José de Almeida, anualmente era comemorado o cia de Sao João da Onça, em razão sucesso alcançado a festa passou a chamar-se 'São João da Onça', sen do frequentada por todos os moradores das regiões vizinhas, onde aconteciam queima de fogos, fogueiras e outras atividades juninas, com o passar do tempoa festança fora transferida para a Fazenda Lagoa Grande, que a partir de então, passou a contar com um fluxo de pessoas cada vez maior, sendo construidos os primeiros casebres e acapela, com a colaboração do conselheiro Francisco e do Sr. Gregório de almeida, procedente de Bom Conselho, atual Cícero Dantas, acompanhado de vários seguidores, chegou ao arraial por volta de 1893, Antonio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro, quando o nome da localidade de Lagoa Grande mudou para o de Triufo , sendo seus fundadores: Sérgio Ferreira de Brito, Gregório José de Almeida, Joaquim Pereira de Oliveira, Salu José Peba e José Bezerra de Oliveira. Nesse período, o povoado fora visitado pelos 'Revoltosos' que inquietavam a população por onde passavam. Posteriormente do cangaceiro, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Pertecente ao municipio de Tucano, o Povoado passou a ser denominado Distrito de Triunfo, e com o surgimento de um maior numero de habitantes e a necessidade de libetar-se do julgo do municipio de Tucano, surgiram os primeiros movimentos para a emancipação política, que veio a se concretizar em 15 de março de 1962, através da lei nº 1.640.

quijingue.com