História da cidade de Santo Amaro

Brasão da cidade de Santo AmaroNesta página, você santo-amarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1557, nasceu e cresceu à margem do Rio Taripe, nas proximidades do mar, a povoação de Santo Amaro. Aí viveram os colonizadores, por vários anos, construindo suas habitações, seus estabelecimentos, sua capela e tirando do rio e do mar peixes e crustáceos para sua subsistência. Antes de firmarem o seu domínio na região, tiveram os colonizadores lusos de travar sucessivas e renhidas guerrilhas com os primitivos habitantes das margens dos rios Sergi-Mirim e Subaé- os tupinambá- que, no entanto, vieram mais tarde prestar inestimáveis serviços aos colonos.

Santo Amaro (BA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 21 p. 294-304. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_21.pdf. Acesso em: ago. 2015