História da cidade de Serra Dourada

Brasão da cidade de Serra DouradaNesta página, você serra-douradense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Foi habitada pelos índios acroás, conhecidos por pimenteiras, que no século XVII vindos de Goiás, ocuparam o Rio das Éguas, (hoje Correntina), Santana dos Brejos e Angical, estenderam ao Rio Corrente até Carinhanha. Registros de sua passagem, encontram-se em inscrições pictográficas gravadas nas abas dos penhascos muito já gastos pela ação do tempo e nas urnas funerárias encontradas nessa região. São Gonçalo originou-se da fazenda do Sr. Bartolomeu Lourenço da Silva, implantada entre os anos de 1740 a 1770, tempo em que Santana dos Brejos foi doada pelo conde da Ponte ao Sargento Mor Antônio da Costa.

Serra Dourada (BA). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.serradourada.ba.io.org.br. Acesso em: maio 2011.