História da cidade de Tanquinho

Brasão da cidade de TanquinhoNesta página, você tanquinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Há cerca de um século e meio, tropeiros que comercializavam gêneros alimentícios entre Jacobina e Cachoeira, costumava fazer uma parada para descansar à margem de uma nascente conhecida como Tanquinho do Gonzaga, distante 2 Km da atual sede do município. Numa das secas que periodicamente castigavam a região, o Tanquinho do Gonzaga secou e os tropeiros tiveram que mudar o percurso que era feito por trás do monte, passando a ser feito pela frente do mesmo onde descobriram uma nova nascente que denominaram apenas de Tanquinho. Este local passou a ser o novo ponto de encontro e pousada dos mesmos, que com o passar do tempo foi-se povoando e por volta de 1870, já contava com cerca de 15 casas.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: maio 2011.