História da cidade de Barbalha

Brasão da cidade de BarbalhaNesta página, você barbalhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Aludindo à Barbalha, comentava João Brígida em 1865: 'com vinte anos de existência não tem um graveto com que acender o lume, nem uma gota d'água com que molhar a guela. E não está situada nos pampas da Cisplatina. É que o solo tem o seu dono, que reserva as matas para o seu uso, a água corre em delgados fios e tem o seu senhorio. Quem de uma e outra cousa precisa, vai mendigar. Foi triste lembrança criar uma vila em terrenos que pertencem a particulares?. Nascida realmente em terrenos particulares, sob o signo de uma verdadeira prosperidade econômica, dentro da qual se desenvolveu uma sociedade laboriosa, afortunada e nobre, a cidade de Barbalha originou-se nas terras do capitão Francisco Magalhães Barreto e Sá, casado com D. Maria Polucena de Abreu Lima, sergipana, em Vila Nova, o qual, obtendo licença do visitador Manuel Antônio da Rocha, em 5 de março de 1778, erigiu uma capela sob a invocação de Santo Antônio, dando-lhe o patrimônio de meia légua de terras e gados, cujo templo foi sagrado pelo padre.

Barbalha (CE). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 16 p. 79-87. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_16.pdf. Acesso em: ago. 2015.