História da cidade de Canindé

Brasão da cidade de CanindéNesta página, você canindeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Nos meados do século dezoito, Canindé era um aldeamento de índios vindos dos sertões de MonteMor. Não passava, assim, de um pequeno núcleo, lugarejo inexpressivo. Habitavam a vasta região, todavia, alguns fazendeiros que se estabeleceram nas cercanias, vindos na sua totalidade das ribeiras do Jaguaribe e cujas terras lhes foram doadas por sesmarias. Praticavam o pastoreio e o trato da gleba. Em 1775 senta moradia à margem esquerda do rio, situando grande fazenda de criar, o português Francisco Xavier de Medeiros, homem destemido e já afeito ao árduo labor de povoar regiões desconhecidas. Prestigiado nas redondezas, Xavier de Medeiros delibera erigir uma capelinha. Iniciados os trabalhos com a ajuda dos moradores vizinhos, o pequeno templo já estava em meio, quando, em 1792, caiu sobre a região uma grande seca. Os trabalhos da construção foram suspensos e somente tiveram reinício no ano de 1795. Não desanimando diante da ingente tarefa, Xavier de Medeiros, depois de um ano de luta, vê terminada a capela dedicada a São Francisco das Chagas. Daí por diante, como era natural, com a celebração de atos religiosos nos grandes dias da Igreja, o lugarejo toma vulto e principia o arruado em torno da edificação religiosa.

Canindé (CE). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 16 p. 122-129. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_16.pdf. Acesso em: ago. 2015.