História da cidade de General Sampaio

Brasão da cidade de General SampaioNesta página, você sampaiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

General Sampaio Ceará - CE Histórico Desde 1890, o sítio onde hoje está localizado a cidade de General Sampaio já era habitado por pequeno agricultores que, além do cultivo do milho, fumo, mandioca, e feijão, se dedicavam à criação de gado bovino, caprino e ovino. Em 1904, o sítio Bom Jesus ? como era conhecido, compunha-se de quatro casas de tijolo e telha, espalhada nas proximidades da região onde seria construída a parede do açude General Sampaio e que tinha o nome bizarro de Boqueirão da Mãe Teresa. Em 1934, construi-se a capela de Nossa Senhora do Rosário, num alto, em terreno cedido por sebastião Abreu. Origem do Topônimo: Grande barragem construída pelo DNOCS, como homenagem ao herói cearense Antônio Sampaio, morto na guerra contra o Paraguai, e patrono da infantaria do exército Nacional. Origináriamente, foi Sítio Bom Jesus. Gentílico: sampaiense Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Pentecoste, o distrito de General Sampaio. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-XII-1955. Elevado à categoria de município com a denominação de General Sampaio, pela lei estadual nº 3338, de 15-02-1956, desmembrado de Pentecoste. Sede no antigo distrito de General Sampaio. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1957. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE