História da cidade de Granja

Brasão da cidade de GranjaNesta página, você granjense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoamento do município de Granja, antigamente chamado Macavoqueira e Santa Cruz do Coreaú, foi dos mais antigos que se procedeu na Capitania do Ceará Grande. Várias tribos habitavam a vasta região beneficiada pelas ribeiras férteis do rio Coreaú, destacando-se, entre outras, a dos índios Tabajaras, Tapuias, Coaosues e Tremembés. Nos idos de 1702, Miguel Machado Freire e seu irmão Domingos Machado Freire receberam, datada de 3 de agosto daquele ano, no Recife, uma doação de cinco léguas de terras, com uma de largo na margem oriental do rio Coreaú. Veio medi-las o desembargador Cristóvão Soares Reimão. As voltas com os indígenas andavam colonizadores baianos e portugueses, que se foram localizando à margem do rio, perto do pôrto, e outros na apara, próximo a Tabainha, onde existia a Missão dos Jesuítas. Com a expulsão destes, os índios pouco a pouco deixaram a aldeia onde já existia um nicho de oração, e passaram-se para o povoado à margem do rio, no qual havia mais comércio e movimento, e que já era conhecido por Santa Cruz. Surgiu, deste fato, a atual cidade de Granja, que, por Provisão, passou a ser sede de freguesia, então com a denominação de Macavoqueira, nome pelo qual os portugueses chamavam os habitantes da missão.

Granja (CE). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 16. p. 234-241. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_16.pdf. Acesso em: ago. 2015.