História da cidade de Itapajé

Brasão da cidade de ItapajéNesta página, você itapajeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As terras de Itapagé localizam-se no centro da Serra de Uruburetama, onde habitavam os índios Anacé, Apuiaré e outras etnias de línguas Tupi e Tapuia. A região já era descrita pelos padres Francisco Pinto e Pereira Figueira, quando estes passaram pela Serra de Uruburetama em 1607, na sua missão de contactar os indígenas na Chapada da Ibiapaba. No final do século XVIII, o Frei Vidal da Penha, em uma das suas visitas de desobriga (visita de um padre a um local que não tem padres), plantou, no reduto, o seu tradicional cruzeiro. O núcleo urbano surgiu com a chegada de portugueses que vieram implantar a pecuária na região.

Itapajé (CE). Prefeitura. 2014. Disponível em: http://www.itapaje.ce.gov.br. Acesso em: jan. 2014.