História da cidade de Maracanaú

Brasão da cidade de MaracanaúNesta página, você maracanauense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1648, houve os primeiros contatos dos colonizadores com indígenas de Jaçanaú, Mucunã e Cágado. A partir de 1870, o povoamento cresce em torno inicialmente da lagoa de Maracanaú e depois das lagoas de Jaçanaú e Pajuçara, fazendo com que os nativos perdessem o controle da então chamada Aldeia Nova. Com a inauguração da linha férrea, em Maranguape, no ano de 1875, houve uma luta para estendê-la até o povoado. O povoado tornou-se Vila do Santo Antonio do Pitaguary em 6 de maio de 1882. Maracanaú tornou-se distrito de Maranguape em 1906. O movimento de emancipação começou em 1953, com os tenentes Mário de Paula Lima e Raimundo de Paula Lima. Uma tentativa bem-sucedida de emancipação ocorreu em 1962, tendo à frente o Padre José Holanda do Vale. No entanto, a emancipação durou pouco. O Golpe Militar de 1964 acabou com todos os municípios criados em 1962. Mais uma tentativa frustrada de emancipação teve à frente o então vice-prefeito de Maranguape, Almir Dutra. A quarta tentativa de emancipação foi em 1981 com o ?Movimento de Integração e Desenvolvimento de Maracanaú? o MIDEMA, fundado por jovens lideranças do Distrito, participaram ainda dois outros movimentos, o FAPEMA e o CODIM.

Maracanaú (CE). Prefeitura. 2014. Disponível em: http://www.maracanau.ce.gov.br. Acesso em: jan. 2014.