História da cidade de Várzea Alegre

Brasão da cidade de Várzea AlegreNesta página, você varzea-alegrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Contam os mais antigos moradores de Várzea Alegre, que os primeiros exploradores chegaram a estas terras pelas caminhadas que faziam em direção ao Cariri, tendo como referência o município do Crato. Esses viajantes batizaram o lugar com o nome de Várzea Alegre. No tocante ao religioso, a paróquia do município foi criada no dia 30 de novembro de 1863, tendo como padroeiro São Raimundo Nonato, sendo seu primeiro vigário o padre Benedito de Sousa Rêgo. O seu patrimônio constava de 400 braças de terra em quadrado, doadas em 19 de outubro, pelo Major Joaquim Alves Bezerra, pela sua mulher e por outros irmãos. Segundo a tradição, a primeira Igreja de São Raimundo Nonato foi construída pelos filhos de Raimundo Duarte Bezerra, figura que ficou conhecida como ?Papai Raimundo?, o patriarca do município. O nome de Várzea Alegre deve-se à planície ou várzea, onde está situada a cidade.

Várzea Alegre (CE). Prefeitura. Disponível em: http://www.varzeaalegre.ce.gov.br/informa.php?id=1. Acesso em: set. 2017.