História da cidade de Castelo

Brasão da cidade de CasteloNesta página, você castelense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Primitivamente o território do atual município de Castelo era ocupado pelos índios puris. No início do século XVIII, aventureiros atraídos pelo ouro demandaram-se à região e, ali iniciaram a exploração dos veios auríferos nas localidades de Arraial Velho, Caxixe, Salgado, Ribeirão de Meio e Canudal, onde permaneceram até 1771, quando foram expulsos pelos índios. Com a expulsão dos garimpeiros, a região ficou abandonada até 1845, época em que foi fundado o Aldeamento Imperial Afonsino. Em 1848, chegaram os colonizadores Joaquim Vieira de Machado e o major Antônio Vieira Machado da Cunha que iniciaram a exploração agrícola, às margens dos rios Castelo e Caxixe, onde surgiu uma povoação que denominou-se Castelo, devido à existência, no município, de uma montanha granítica com essa conformação.

Castelo (ES). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.castelo.es.gov.br/castelo/historia.asp. Acesso em: abr. 2017.