História da cidade de Muqui

Brasão da cidade de MuquiNesta página, você muquiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história de Muqui começa em 1850 com a chegada de imigrantes vindos do Vale do Rio Paraíba a procura de novas terras para o plantio do café. Inúmeras fazendas se formaram e em 1901 chega ao então Arraial a Estrada de Ferro Leopoldina. A inauguração da estação ferroviária em 1902 foi um marco definitivo para a economia local, alavancando um grande desenvolvimento, que resultou na malha urbana hoje existente. Em função das fazendas de café, Muqui viveu um período de muita riqueza nas décadas de 20 e 30 do século XX. Construíram-se casarões, sobrados e palacetes, formando um belíssimo conjunto arquitetônico com características da arquitetura eclética requintada. A palavra muqui é de origem indígena e significa ?entre morros?.

Muqui (ES). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://muqui.es.gov.br/home/pesquisa/nossacidade/. Acesso em: maio 2017.