História da cidade de Pancas

Brasão da cidade de PancasNesta página, você panquense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O território do atual município de Pancas manteve-se inexplorado até o ano de 1918, data em que a história registra a chegada na região, dos primeiros colonizadores, procedentes do estado de Minas Gerais, à procura de terras férteis e próprias do cultivo do café. Esses colonizadores, aliados a outros elementos chegados posteriormente, entre eles imigrantes alemães, estabeleceram alguns núcleos populacionais e iniciaram a cultura do café. O topônimo Pancas significa terra onde a raiz não penetra. Foi atribuído devido a lajedos existentes em alguns pontos do município.

Pancas (ES). Prefeitura. [2007].