História da cidade de Rio Bananal

Brasão da cidade de Rio BananalNesta página, você ribanense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Por volta de 1929, os primeiros colonizadores, Pedro Ceolin, Pedro Rizzo, Abramo Caliman e Alcides Siqueira Campos, oriundos de Marilândia, vieram em busca de terras férteis e devolutas, entraram na floresta virgem e, seguindo o curso do rio que chamaram de Rio Bananal, pela existência de alguns pés de banana à sua margem, chegaram à confluência deste rio com o Rio Iriritimirim, onde fundaram o núcleo de Santo Antônio do Bananal e iniciaram o cultivo agrícola na região. Em 1933 chega ao município o primeiro padre, Padre Aníbal, que reúne toda a população para celebrar a primeira missa. Dois anos mais tarde, a visita de Padre Geraldo faz nascer no pequeno povoado o desejo de construir uma capela. Mais tarde, em 1937, outro grupo, formado por Egídio Venturim, Luiz Endringer e João Casagrande, chegando à região, fundaram o núcleo de São Sebastião do Bananal, que, posteriormente, junto com o de Santo Antônio, viriam constituir a sede do atual município. Para qualquer emergência ou mesmo para buscar suprimentos, os moradores se deslocavam até Colatina, que era o povoado mais desenvolvido. Tempos mais tarde, seguiam até as margens da Lagoa Juparanã onde atravessavam em canoas para chegar à Linhares. O incremento da agricultura e a ação religiosa dos padres Pavonianos contribuíram, de forma decisiva, para o progresso da região que, em 1949, foi elevada à categoria de distrito, com a denominação de Rio Bananal, subordinado ao município de Linhares. Em 1979 o distrito é elevado à categoria de município.

Rio Bananal (ES). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.riobananal.es.gov.br/default.asp. Acesso em: out. 2015.