História da cidade de Vitória

Brasão da cidade de VitóriaNesta página, você capixaba ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A fundação do Espírito Santo e de Vitória começa poucos anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. O rei de Portugal, D. João III, dividiu as terras brasileiras em capitanias hereditárias, cabendo a capitania do Espírito Santo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho. Ele tomou posse em 1535, instalando-se no sopé do morro da Penha, em Vila Velha. Em 1551, os portugueses venceram acirrada batalha contra os índios goitacazes e passaram a chamar o local de Ilha de Vitória. A emancipação política do município ocorreu em 1823. A partir de meados do século XX, a cidade se transformou em função das mudanças econômicas ocorridas no Estado. A ocupação urbana se estendeu por grande parte da ilha e avançou em direção à porção continental do município.

Vitória (ES). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/historia-de-vitoria. Acesso em: maio 2017.