História da cidade de Abadiânia

Brasão da cidade de AbadiâniaNesta página, você abadianense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os responsáveis pelo povoamento da região foram os habitantes de Corumbá de Goiás, atraídos pela fertilidade das terras para a exploração agrícola e pastoril, nas margens do Rio Capivari e Córrego Caruru. A fundação do povoado ocorreu em 1874 sob a direção de Dona Emerenciana, primeira moradora do local. As festividades religiosas transformaram-se em grandes romarias em louvor a Nossa Senhora da Abadia, um fator importante para o crescimento da povoação. Em 17 de agosto de 1895, após a realização da romaria, Dona Emerenciana obteve doação do terreno para a formação do patrimônio, cujo nome inicial foi ?Posse?, decorrente do ato natural de posse dos primeiros moradores. Em 1943, o povoado passou à condição de distrito do município de Corumbá de Goiás com a denominação de ?Abadiânia?, em referência a padroeira Nossa Senhora da Abadia, sendo instalado em 1944. Com o advento da BR-153 (Belém-Brasília) e a má localização da Sede Municipal, decidiu-se a transferência para as margens da citada rodovia, pela Lei Municipal nº 11 de 1960, efetivando-se a mudança em 1963. A antiga sede retornou à condição de distrito, com a denominação de Posse d?Abadia, pela Lei Municipal nº 67 de 1963.

Abadiânia (GO). Prefeitura 2017. Disponível em: http://www.abadiania.go.gov.br/pagina/160-historia-do-municipio. Acesso em set. 2017.