História da cidade de Caturaí

Brasão da cidade de CaturaíNesta página, você caturaiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Caturaí teve seu início na década de 30, a partir da chegada do paulista Antônio Moreira de Melo que em Goiás veio morar. Pouco depois, sendo Antônio chefe da família que era composta por Carolina da Luz, sua esposa, e seu filho Virgílio de Melo, comprou uma fazenda que recebia o nome de Rio do Peixe. Posteriormente a família doou quatro alqueires de terra para as pessoas carentes, e partir daí surgiu as primeiras construções que foram um sanatório e um centro espírita. Como padroeiro do lugar foi escolhido o Santo Antônio de Pádua. O sanatório e o centro espírita tiveram sua inauguração no dia 08 de janeiro de 1938. A esposa de Antônio, dona Carolina, por ser considerada uma pessoa de fé e caridosa, era quem administrava o sanatório. Era auxiliada por José Vicente e Alberto Fradique. O sanatório era mantido pela comunidade do município.

Caturaí (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.caturai.go.gov.br. Acesso em: maio 2017.