História da cidade de Montes Claros de Goiás

Brasão da cidade de Montes Claros de GoiásNesta página, você montes-clarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A fazenda Salobinha, de Enemias Lino de Oliveira, no município de Goiás foi a origem da sede municipal, cuja formação iniciou-se em 1956, em área doada para edificação do povoado. Efetivada a doação pelo proprietário da fazenda, dividiu-se a área em lotes iguais, vendidos a preços acessíveis, o que concorreu para o rápido povoamento da localidade. Os primeiros habitantes, além do doador, foram Lázaro Dias e Joaquim Benício, considerada a tríade fundadora da povoação, que recebeu o nome de Salobinha, da fazenda que lhe deu origem. O topônimo de Montes Claros de Goiás, é atribuído à existência de pequenas elevações, montes, existentes nas proximidades da zona urbana, e do Rio Claro, a 15 km da sede municipal.

Montes Claros de Goiás (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.montesclarosdegoias.go.gov.br/a-cidade. Acesso em: maio 2017.