História da cidade de Nova América

Brasão da cidade de Nova AméricaNesta página, você nova-americano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoado de Nova América originou-se em 1944, nas margens do córrego Baunilha, após abertura de uma picada, a facão, feita por José Jeremias do Couto, que ali se estabeleceu, iniciando as atividades agrícolas, dada a alta fertilidade das terras. Em 1952, visando à fundação de uma cidade no local, separou uma área dividindo-a em lotes que foram doados para a construção de moradias. Iniciaram-se as construções de casas de alvenaria em substituição aos rústicos casebres de palha, inaugurando-se o povoado que recebeu o nome de Baunilha, em razão do curso d?água que banhava a localidade. Localizado no alto da serra de São Patrício, em prazo curto o povoado de Baunilha atingia expressiva produção agrícola e pecuária, com crescimento econômico garantido. O topônimo é em homenagem à esposa de seu fundador: América do Couto.

Nova América (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.novaamerica.go.gov.br/institucional/2-historia-da-cidade.html. Acesso em: abr. 2017.