História da cidade de Pilar de Goiás

Brasão da cidade de Pilar de GoiásNesta página, você pilarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Pilar de Goiás nasceu em 1736 através da iniciativa de um reduto de escravos foragidos que encontraram neste lugar um abrigo, e também uma grande fonte de ouro. Para recuperar estes escravos incumbiram desta missão o bandeirante João de Godoy Pinto Silveira. Sem saber com o que iria se deparar, o bravo partiu em meio ao cerrado (vegetação local) a procura destes escravos e quando os encontrou eles já haviam garimpado uma quantidade razoável de ouro e ofereceram este ouro em troca da liberdade. Neste momento começava a povoação em grande escala daquela área que até então era chamada pelos quilombolas de Quilombo de Papuã. Com o início da exploração do ouro muitas pessoas vieram de diversas partes na busca pelo metal dourado.

Pilar de Goiás (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.pilar.go.gov.br/institucional/2-historia-da-cidade.html. Acesso em: maio. 2017.