História da cidade de Portelândia

Brasão da cidade de PortelândiaNesta página, você portelandense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1933, Ludugério Martins de Souza, sua esposa e seus oito filhos fixaram residência às margens do Córrego da Porteira, em terras da Fazenda das Flores, de propriedade de Olímpio José Pereira. Ali construíram uma pequena olaria, que passou a suprir de tijolos as construções dos fazendeiros vizinhos. Carreiros e tropeiros pernoitavam nas imediações e logo foram se fixando outros moradores. Córrego da Porteira passou a pertencer ao município de Mineiros em 1938. Dez anos após, foi construído no lugarejo um prédio para o funcionamento da sua primeira escola, mantida pelo governo estadual, o que atraiu moradores. Casas comerciais de pequeno porte foram aparecendo, além de algumas pequenas indústrias. Em 1956, o povoado foi beneficiado com a construção de Rodovia Federal BR-31 (São Paulo-Cuiabá), que corta a cidade de ponta a ponta. Uma linha telefônica foi inaugurada em 1960, ligando o povoado à sede municipal. O povoado foi elevado categoria de distrito no ano seguinte, com o nome de Portelândia. A emancipação aconteceu em 1963 e a instalação em 1964. O primeiro nome dado à localidade foi Água Emendada, pelo fato de existir nas proximidades duas nascentes de diferentes bacias hidrográficas que se confundem. Posteriormente a povoação ficou conhecida por Córrego da Porteira, devido à existência de uma porteira às margens do córrego que margeia a localidade. Em 1961, surgiria o nome Portelândia.

Portelândia (GO). Prefeitura. [2017].