História da cidade de Rio Verde

Brasão da cidade de Rio VerdeNesta página, você rio-verdense ou rio-verdino ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

No início do século XIX, quando Goiás era constituído ainda de muitos espaços vazios e de latifúndios improdutivos, José Rodrigues de Mendonça e sua família transferiram-se de Casa Branca, São Paulo, para terras às margens do rio São Tomás, onde tomaram posse delas e, assim, começaram a escrever a história de Rio Verde. Este desbravamento tornou-se o embrião do município hoje. O grande marco de arrancada para o desenvolvimento aconteceu em 1970 com a abertura dos cerrados. A agricultura começou a florescer e atraiu agricultores de São Paulo e da região Sul, que trouxeram maquinários, tecnologias, recursos e experiências que transformaram o município no maior produtor de grãos de Goiás e um dos destaques do país.

Rio Verde (GO). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.rioverde.go.gov.br/i.php?si=aci&id=3. Acesso em: jan. 2015.