História da cidade de São João d'Aliança

Brasão da cidade de São João d'AliançaNesta página, você são-joanense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A povoação que deu origem à sede municipal localizava-se no antigo município de Forte, hoje simples povoado, com a denominação de 'Olhos D′água', em virtude de diversas nascentes existentes na região. Em 1910, segundo o Anuário Estatístico e Geográfico do Estado de Goiás, o povoado possuía apenas duas casas e uma capela dedicada a São João e denominava-se Capetinga, nome originário do ribeirão que banha a região. Mais tarde, tornou-se conhecido por São João de Capetinga, em louvor ao padroeiro e à denominação antiga do local. Em 22 de abril de 1931, o povoado foi elevado à categoria de Vila, com o novo topônimo de São João d′Aliança, em homenagem à Aliança Liberal que triunfou em 1930, tornando-se sede do município de Forte, que retornou à condição de povoado, pela Lei Estadual nº 793, de 6 de março de 1931, que determinara a transferência da sede municipal.

São João d?Aliança (GO). Câmara Municipal. 2017. Disponível em: http://www.saojoaodalianca.go.leg.br/institucional/historia/parabens-sao-joao-d-alianca. Acesso em: out. 2017.