História da cidade de Barreirinhas

Brasão da cidade de BarreirinhasNesta página, você barreirinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Não há tradição formada quanto ao devassamento do território do município, pela qual se possa positivar a sua penetração e desbravamento. Atribui-se, contudo, a diversos fatores: a estrada que vinha da comarca de Campo Maior (PI) à de Brejo (MA), e desta à de Icatu (MA), atravessando o rio Mocambo no local em que o Governo Imperial mandara construir uma ponte, em 1849, cuja construção e as boas pastagens das margens desse rio para a criação de gado e terras próprias para a lavoura deram origem à afluência de pessoas para aqueles lugares e, conseqüentemente, à fundação de pequenos povoados; a estrada que vinha do Julgado São Bernardo da Parnaíba a então freguesia denominada São José do Periá (1835), atual cidade de Humberto de Campos; a fertilidade das margens do rio Preguiça e dos seus inúmeros afluentes, boas para as espécies mais comuns de lavoura; as pastagens dos campos e chapadas apropriadas, então, para a criação do gado. O ponto de penetração também não é conhecido. É provável, porém, que tenha sido pelo rio Preguiças que era, na época, a via mais natural, por ser em grande parte navegável, e por seus afluentes, também navegáveis por pequenas canoas.

Barreirinhas (MA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 15. p. 77-81. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_15.pdf. Acesso em: ago. 2015.