História da cidade de Tutóia

Brasão da cidade de TutóiaNesta página, você tutoiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Segundo o historiador e geógrafo Cezar Augusto Marques, o rio nasce em terreno da freguesia de Araioses, rega o distrito da vila, correndo de sul para o norte até se lançar no canal chamado também Tutóia, formado pelo braço ocidental do rio Parnaíba. Na enchente da maré a boca do canal e a embocadura do rio têm largura e fundo bastante para ancoradouro de sumacas e escunas. Quando a Junta provisória do govwrno da província soube que tinha proclamado a independência da vila da Parnaíba, mandou o brigue de guerra Infante D. Miguel estacionar na embocadura deste rio com o fim de embaraçar a vinda dos independentes. Deu-se isto em novembro de 1822. Era comandado esse brigue pelo capitão-tenente Francisco de Salem Freire Garção.

Tutóia (MA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 15. p. 378-385. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_15.pdf. Acesso em: ago. 2015.