História da cidade de Vargem Grande

Brasão da cidade de Vargem GrandeNesta página, você vargem-grandense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Vargem Grande foi elevada à categoria de cidade em 1938, mas a formação política e jurídica do município de que é sede teve origem com a criação, em 1835, da Vila da Manga do Iguará (hoje Nina Rodrigues). Em 1840, ainda uma pequena povoação serviu de acampamento à 3ª Coluna, sob as ordens do major Feliciano Antônio Falcão, das tropas comandadas pelo coronel Luís Alves de Lima e Silva na repressão da Balaiada. Somente em julho de 1842 passou à condição de vila. Antigo ponto de encontro das estradas de boiadas que vinham de Caxias e Itapecuru-Mirim, até hoje Vargem Grande, apesar de ser um grande centro de produção agrícola, demonstra sua forte vocação para pecuária. Entre os ilustres filhos da terra, o que mais se destacou foi Raimundo Nina Rodrigues. Médico, patologista, criminalista, professor e etnógrafo, Nina Rodrigues conquistou renome internacional e é considerado o criador da antropologia criminal em nosso país.

VARGEM GRANDE (MA). Prefeitura. Disponível em: http://vargemgrande.ma.gov.br/novo/cidade/historia.html. Acesso em: 10 jan. 2016.