História da cidade de Vitorino Freire

Brasão da cidade de Vitorino FreireNesta página, você vitorinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Vitorino Freire Maranhão - MA Histórico DEVE-SE ao lavrador Boaventura Ribeiro o início do povoamento, quando, em 1938, acompanhado de sua família e de alguns amigos, fixou residência na área ocupada pela Sede do Município, à procura de terras férteis para a lavoura. Os resultados obtidos pêlos primeiros moradores em pouco tempo deram ao Povoado grande impulso, atraindo novos lavradores. O lugar, conhecido como Centro das Boas, teve o nome alterado, em 1944, para Água Branca, em virtude de um dos moradores, ao cavar um poço, haver encontrado água muito clara. Posteriormente passou a ser chamado Vitorino Freire, em homenagem ao destacado político, Senador da República pelo Maranhão, em mais de uma legislatura. O Município foi criado com área desmembrada de Bacabal e de Vitória do Mearim. Gentílico: vitorinense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Vitorino Freire, pela lei estadual nº 763, de 25-09-1952, desmembrado dos município de Bacabal e Vitória do Mearim expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1953. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE