História da cidade de Buritizeiro

Brasão da cidade de BuritizeiroNesta página, você buritizeirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os bandeirantes Soeiros (ou Soliros) e Salmeron e seus acampanhantes, na maioria constituída de pescadores, alcançaram o local através do Rio das Velhas e depois do São Francisco até à cachoeira junto à qual se instalaram, nascendo na margem dirieta, a povoação de Pirapora e, mas terde, na margem esquerda a de Buritizeiro, antigo São Francisco de Pirapora. O desbravamento a princípio, encontrou obstáculos na presença dos Carirís, com os quais se travaram combates durante algum tempo tendo ido, inclusive Salmeron. Soeiros e alguns homens regressaram. A pesca, muito farta no São Francisco e sendo a Cachoeira de Pirapora local propício à sua exploração, atraiu inúmeros pescadores que comercializavam, com tropeiros e viandantes, o produto de seu trabalho, razão da fixação do homem ao lugar. São Francisco de Pirapora, teve a denominação mudada por sugestão de Francisco Ribeiro da Cruz, por haver na região grande quantidade de palmeira ?buriti?, também conhecida como ?buritizeiro?.

Prefeitura Municipal. 2009.