História da cidade de Camacho

Brasão da cidade de CamachoNesta página, você camachense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Manuel Camacho, de origem portuguesa era explorador de minérios e também bandeirante. Foi um dos primeiros habitantes do lugar e fundou, em meados do século XVIII, um povoado que recebeu o nome de Camacho em sua homenagem. O território foi ocupado por desbravadores portugueses que se reuniram formando um núcleo de habitantes à margem do Ribeirão dos Borges, menos de uma légua da atual séde. Deste aglomerado surgiu a construção de uma capela em louvor á Nossa Senhora do Rosário, e casas foram sendo construídas em seu redor. Povoado, Vila e mais tarde a cidade de Camacho.O distrito criado em 1.885 tinha primitivamente o nome de Nossa Senhora das Dores do Camacho. O trabalho agrícola realizado nas fazendas próximas, promoveu a ocupação gradual de seu território. O topônimo CAMACHO significa SEIO AGUDO e tem sua origem na lingua tupi-guarani com a seguinte formação: CAMÁ=Seios e CHUÁ = Coisa aguda, donde adveio o nome CAMACHO. O gentílico do município é CAMACHENSE. Formação Administrativa: O distrito foi criado em 1.885 pela Lei nº 3.319 de 1º de setembro e o Município em 30 de dezembro de 1962, pela Lei nº 2.764. Na ocasião era composto pelo distrito de Camacho, permanecendo até os dias de hoje. Formação Judiciária: |O município está subordinado à Comarca de Itapecerica.

IBGE