História da cidade de Cambuquira

Brasão da cidade de CambuquiraNesta página, você cambuquirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Cambuquira, que se localiza no dorso de graciosa e pouco elevada colina, foi outrora, a fazenda da ?Boa Vista? que se destacava como grande propriedade em comum e pertencia, por direito, a três irmãs solteironas: Ana, Francisca e Joana da Silva Gularte, descendentes de Furriel José da Silva Leme e Rosa Maria Gularte. No local onde se acha hoje o hotel Ganam, encontra-se a residência-sede dessa próspera fazenda. Com o falecimento das três irmãs proprietárias, a parte central da fazenda, que lhes pertencia, foi legada em testamento a diversos pretos, antigos escravos da família Silva Gularte, e o restante a José e Manoel Martins Ribeiro. Os pretos fazendeiros, porém, temendo a perda do valioso patrimônio, num instinto de defesa e conservação da propriedade, começaram a criar obstáculos à intromissão de forasteiros que, seduzidos pelas notícias sobre as miraculosas virtudes das águas que brotavam na região, eram atraídos à histórica fazenda. Em face disso, a Câmara Municipal de Campanha julgou de bom alvitre considerar a propriedade de utilidade pública, opinando pela sua desapropriação. A desapropriação se procedeu em 1861, pela importância de 800$000 (oitocentos mil réis), sendo a quantia empregada, mais tarde, na aquisição de novas terras para a localização dos negros, o que sucedeu com a compra do local denominado ?Marimbeiro?. E, assim, ao que se presume por lenda e história, os escravos se tornaram vizinhos do sitiante Alferes José Antônio Rodrigues, que tinha a alcunha de ?cambuquira?, pelo fato de se dedicar na época, ao comércio de cambuquiras (grelos de aboboreira), na cidade de Campanha. Quanto à razão de ser do nome dado ao florescente povoado, pressupõe tenha sido pelo motivo da farta produção de cambuquiras em seu território e não por aquela pessoa marcada pelo tradicional comércio. Já nessa época despontava a povoação da Boa Vista de Cambuquira como uma grata promessa. Em 1874, como distrito da Campanha, o arraial já possuía 53 prédios, dos quais 32 cobertos de telhas de barro. Nesse mesmo ano e pela quantia de 10:000$000 (dez contos réis), vendeu a municipalidade de Campanha ao Estado de Minas Gerais as terras da antiga fazenda Boa Vista. Pela Lei n.º3.197, de 23 de setembro de 1884, foram o distrito e freguesia transferidos para o município de Três Corações do Rio Verde. Assim, por anos se conservou Cambuquira, porém sempre progredindo. Em 1889 inaugurava-se o Hotel Globo. No ano seguinte eram iniciados os trabalhos de isolamento das fontes pelo Dr. Américo Werneck e pelo químico francês Ch. Berthand. Os serviços dos correios foram criados em 1892. Em 29 de setembro de 1894 era inaugurada a estação da então Estrada de Ferro Muzambinho. Em 1899 era entregue ao uso público o estabelecimento hidroterápico do Parque das Águas. O município de Cambuquira foi criado pelo Decreto -Lei Estadual n.º2.528, de 12 de maio de 1909; a sede municipal foi tornada cidade em 10 de setembro de 1923, pela Lei Estadual n.º 843. Desta data em diante mais se acentuou a continuidade do progresso de Cambuquira, gracas, sobretudo, às qualidades terapêuticas e excelência de suas águas minerais. Referindo-se a Cambuquira, assim se expressa Hermeto Lima, em um de seus sonetos: Ela é tão santa, tão gentil, tão boa, Que cada gota de água que ela escoa. Dá-nos a força que nos traz a vida.

Prefeitura Municipal. 2009