História da cidade de Carmópolis de Minas

Brasão da cidade de Carmópolis de MinasNesta página, você carmopolitano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Carmópolis de Minas Minas Gerais - MG Histórico Reza a tradição ter o local, onde hoje se ergue a sede do município, recebido os primeiros brancos, portugueses e paulistas, em demanda ao sertão goiano, aí por volta de 1700. Prosseguindo em sua aventura, teriam estes brancos deixados alguns remanescentes, cuidando de lavoura, para se garantirem de suprimento, durante o regresso. Realmente, anos depois, ao voltarem, encontraram o local já desenvolvido, tendo-lhes sido oferecido até pão, manufaturado com trigo de plantio local. E, tamanha foi a alegria e espanto dos viajantes, que teriam exclamado: - ″Já há pão″, o que dito, rapidamente (como ocorre na prosódia lusitana) resultou numa forma que se transformou em topônimo — ″Japão″. Assim, se explica o primitivo nome local. Em 1862, sendo Vice-Presidente da Província de Minas o Cel. Joaquim Camilo Teixeira da Mata, foi criada a freguesia de Japão, pela Lei provincial nº1144, de 24 de setembro. A freguesia recém-criada abrangia as fazendas de Catucá e Água Preta, que se localizavam aquém da Serra do Quilombo, e se extendia por quatro léguas no sentido leste-oeste, por cinco no sentido norte-sul, com dezesseis de circunferência. Este, o núcleo inicial do município que, muito mais tarde, trocou o nome de ″Japão de Oliveira″ para o de Carmópolis de Minas. A igreja-matriz, teve sua construção iniciada no ano de 1807, pelo padre Domingos da Costa Guimarães, falecido logo depois. O segundo capelão foi o padre José Pereira Guimarães e o terceiro, padre José da Costa Ribeiro, isto já no ano de 1873. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Japão, pela Lei Provincial nº 1144, de 24-09-1862, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Oliveira. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Japão, figura no município de Oliveira. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XXII- 1937. Elevado à categoria de município com denominação de Carmópolis de Minas, pela Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Oliveira. Sede no atual distrito de Carmópolis de Minas (ex-Japão). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Alteração toponímica distrital Japão para Carmópolis de Minas, alterado pela Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948.

www.almg..gov.br