História da cidade de Cônego Marinho

Brasão da cidade de Cônego MarinhoNesta página, você cônego marinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Cônego Marinho Minas Gerais - MG Histórico O povoado que deu origem a Cônego Marinho, antes chamado de Saco dos Bois, começou a se formar no ano de 1800, quando chegam para habitar a região, as famílias Mota, Lisboa e Rodrigues. O nome inicial dado ao arraial de Saco dos Bois foi devido a formação geográfica do local e por se tratar de um lugar conhecido pela fertilidade de suas terras, abundancia de pastagens naturais e fartura de água, o que fazia da região um lugar muito usado para criação de gado no período de estiagem. Em 07 de setembro de 1923, o antigo arraial de saco dos bois torna-se distrito do município de Januária e passa a chamar-se Cônego Marinho, nome dado em homenagem ao Padre José Antônio Marinho que foi o primeiro padre assistente do Cônego Ramiro Leite. O Padre José Antônio Marinho nasceu em 1803, no Brejo do Amparo, era filho de lavradores. Revelando-se portador de privilegiado talento, seu padrinho mandou-o estudar no seminário de Olinda—Pernambuco. Após 72 anos na condição de distrito de Januária, através de um plebiscito, Cônego Marinho teve a sua emancipação aprovada em 21 de dezembro de 1995. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Cônego Marinho (ex-povoado de Saco dos Bois), pela Lei Estadual nº 843, 07-09-1923, com terras desmembrada do distrito de Brejo do Amaro, subordinado ao município de Januária. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Cônego Marinho, figura no município de Januária. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Cônego Marinho, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Januária. Sede no antigo distrito de Cônego Marinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Pela Lei nº 146, de 27-11-2003, é criado o distrito de Olho d′Água do Bom Jesus e anexado ao município de Cônego Marinho. Pela Lei Municipal nº147, de 27-11-2003, é criado o distrito de Cruz dos Araújo e anexado ao município de Cônego Marinho. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Cônego Marinho, Cruz dos Araújos e Olhos d′Água do Bom Jesus. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

www.conegomarinho.mg.gov.br