História da cidade de Dores de Guanhães

Brasão da cidade de Dores de GuanhãesNesta página, você dorense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A região onde atualmente está localizada a cidade de Dores de Guanhães foi habitada pelos Índios Botocudos que, segundo alguns historiadores, dizimaram toda família de Joaquim Cavaco. A posse de uma sesmaria fora solicitada pelos habitantes da região e concedida em 1.817. O lugar da sesmaria ficava próximo ao lado do massacre da família Cavaco e do quartel de Barretos. Em 27 de abril de 1.854 foi criado o distrito da Paz de Capelinha das Dores, do município de Conceição. Em 15 de setembro de 1.870 passa a freguesia de Nossa Senhora das Dores de Guanhães e em 7 de setembro de 1.823 muda de denominação do Distrito para Dores de Guanhães. Em 30 de dezembro de 1.962 foi criado o minicipio desse nome desmembrando de Guanhães.