História da cidade de Felisburgo

Brasão da cidade de FelisburgoNesta página, você felisburguense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os primeiros habitantes do município de Felisburgo foram famílias vindas de algumas cidades do sudoeste da Bahia e do norte de Minas tendo como pioneiras as famílias de José Ferreira que se instalou às margens do ribeirão que hoje leva seu nome, e a família Albino, que foi a primeira a se instalar no local onde foi fundada a cidade. Logo depois, vieram outras que continuaram a explorar as ricas e férteis terras do município, entre as quias se destacam a Almeida Franca, a de Gero Eugênio dos Santos, a Dias Moreira, a de João Batista Lopes de Figueiredo. Não se sabe da existência de silvícolas na região, pois nunca foi feito um estudo a respeito. Sabe-se, porém, que a ocupação do território ocorreu sem maiores transtornos para os exploradores e que os motivos que levaram estas famílias a se instalarem no local, foram: para as que vieram do Sudoeste da Bahia, uma grande seca que assolava toda a região fizeram com que saíssem à procura de melhores condições de vida; para as que vieram do norte de Minas, também buscavam melhores condições de vida, e, levados por um espírito aventureiro, chegaram a estas terras, aqui se instalando para explorá-las e cultivá-las. Vendo que, em terras jamais cultivadas, teriam um futuro melhor, ficaram definitivamente. Começaram a ser criados, então, os primeiros rebanhos de gado bovino. Criou-se o povoado. Foi dado então o seu primeiro nome: 'Rubim de José Ferreira'. Nome este que teve sua origem, por estar o povoado situado às margens dos ribeirões Rubim e José Ferreira (este nome foi escolhido pelo primeiro morador da região). Mais tarde, com a chegada de João Batista Lopes de Figueiredo, homem culto e progressista e, já elevado à categoria de Distrito pertencente ao município de Joaíma, passou-se a chamar 'Felisburgo', nome idealizado pelo poeta João Batista Lopes de Figueiredo, que considerava os moradores daquelas terras um povo feliz, origem latina do nome. Seu gentílico é felisburguense.