História da cidade de Monte Belo

Brasão da cidade de Monte BeloNesta página, você monte-belano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

MONTE BELO-MINAS GERAIS HISTÓRICO: Em meados do século XIX, na rota das bandeiras paulístas que desbravaram o sertão de Minas pelo vale do rio Muzambinho, foi estabelecida uma importante via de entrada, surgindo o povoado das Manguaras. O povoado recebeu primeiramente esta denominação devido às constantes brigas de porretes - as manguaras - entre seus habitantes, que, oriundos das fazendas de José Lopes e João Rafael, passaram a chamar o lugar pelo nome de Capela dos Lopes. Mais tarde, o povoado deu origem ao atual município de Monte Belo, por volta de 1938, e se acha localizado em uma das regiões mais povoadas do Estado. Como atrações, o município conta com o Sítio Histórico da Casa dos Maria, uma casa de fazenda colonial construída no século XIX, com paredes de pau à pique e porão de época, fontes alternativas de energia hídrica, gerador, monjolo e moínho de pedra e a Estação Ecológica Particular da Fazenda Lagoa, que é sede do Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza, com cerca de 300 hectares de florestas nativas e um Centro de Educação Ambiental.

Secretaria da Cultura