História da cidade de Passos

Brasão da cidade de PassosNesta página, você passense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O primeiro nome do hoje importante município sul-mineiro foi Capoeiras, por estar, àquela época, situada a povoação dentro de uma densa capoeira. O segundo nome ? Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos ? foi dado ao antigo arraial das Capoeiras em virtude de o alferes João Pimenta de Abreu, devoto do Senhor Bom Jesus dos Passos, haver erigido o primeiro templo nesta cidade em cumprimento de uma promessa, tendo por orago aquele santo. Mais tarde o nome foi simplificado para Passos. Os primeiros desbravadores da região foram os alferes João Pimenta de Abreu e seus parentes, os quais ali se fixaram, atraídos, sobretudo, pela topografia, fertilidade do solo e existência do ouro às margens do rio Grande. Em 1823, já era grande o povoado, quando Domingos Vieira de Souza e Joaquim Lopes da Silva construíram as suas fazendas, concorrendo poderosamente para a formação do arraial. Com o correr dos anos e a chegada de novos mineradores o povoado se alargou, tornando-se conhecido em toda a província de Minas Gerais pelo nome de Arraial da Capoeira. Pela Provisão de 11 de dezembro de 1835 foi a primeira capela elevada à categoria de capela curada, que foi inaugurada em 20 de março de 1836, tendo por orago São Bom Jesus dos Passos. Deve-se aos ingentes esforços do capelão de Passos, padre Francisco de Paula Trindade, a criação da freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos, istalando-se a vila de Passos em 1850. Continuando em franco progresso, a florescente vila foi elevada à categoria de cidade em 1858, conservando a mesma denominação.

Passos. In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 26, p 283-290. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_26.pdf. Acesso em: fev. 2015.