História da cidade de Santa Bárbara do Tugúrio

Brasão da cidade de Santa Bárbara do TugúrioNesta página, você tuguriense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os primitivos habitantes foram os índios Puris, oriundos da nação Tupi, que com os Coroados, os Carijós e muitos outros, formavam as tribos chamadas humildes, que se refugiaram no interior, quando rechaçadas pelas tribos mais fortes, que eram os Goitacazes e Tamoios, que por sua vez, também se viram obrigados a abandonar o litoral, já sendo conquistado pelos colonos, e posteriormente ocupado por portugueses, que aqui também chegaram afim de explorar a agricultura e a criação de bovinos. Em meados do século XVIII, o Sr. Fernando José de Almeida e Souza e sua esposa Bárbara Marcelina de Paula Correia, vindos de São João del Rei, fixaram residência em Barbacena e, o Senhor Fernando, tendo comprado terras aqui, construiu uma fazenda, que denominou Tugúrio. Em torno da fazenda foi surgindo um povoado, e o proprietário sendo católico, pensou em construir uma capela. Tendo encontrado apoio dos fazendeiros vizinhos, e conseguido a devida autorização das autoridades eclesiásticas, ergueu em sua própria terra uma capelinha com o nome de Santa Bárbara, capela esta que foi filial da Borda do Campo, sendo benta em 06-09-1764. Tornou-se curato por provisão de 13-11-1866. O topônimo originou-se de homenagem à Santa Bárbara, completado com o nome de uma famosa fazenda do local denominada Tugúrio.

Santa Bárbara do Tugúrio (MG). Prefeitura. Disponível em: http://santabarbaradotugurio.mg.gov.br/pagina/8144/Nossa%20Hist%C3%B3ria. Acesso em: jan. 2019.